Categorias
VEÍCULOS E TECNOLOGIA

Avião Baleia faz seu primeiro pouso na América Latina

O “ avião Baleia”, avião cargueiro Airbus, pousou no Aeroporto de Fortaleza (CE), por volta das 15h25 – horário de Brasília. A aeronave está transportando o helicóptero ACH 160.

 

Essa é a primeira vez que ele pousa na América Latina, fato que atraiu centenas de pessoas que registraram a chegada do gigante pelos céus de Fortaleza.

Pelas redes sociais diversas postagens mostram o momento em que o avião chega no aeroporto da capital nordestina.

veja a desenvoltura a Maquina.

Mas o “Baleia Beluga” se atrasou. Apesar de pousar minutos antes da previsão (16h), a chegada dele estava prevista para 13h deste domingo (24), e segundo a administradora do aeroporto de Fortaleza (CE), a demora foi ocasionada por uma tempestade no aeroporto de Dakar, no Senegal

A programação já vem sendo afetada desde o sábado (23), data que o “Baleia” deveria chegar, às 16h10. Em seguida, ele seguiria para o Aeroporto de Viracopos, em Campinas (SP)

Ele voltaria novamente para Fortaleza (CE) na segunda-feira (25) e consequentemente para o aeroporto de Dakar, na terça-feira (26), às 12h30.

Uma potência nos céus

O avião foi criado para substituir o primeiro Beluga, o Airbus A300-600ST, que está em operação desde 1995.

 

Sua missão é transportar componentes de aeronaves da Airbus entre locais de produção na Europa e linhas de montagem finais da empresa em Toulouse, na França, Hamburgo, na Alemanha, e Tianjin, na China.

Com 63 metros de comprimento e 8 metros de largura, o Beluga XL possui a maior seção transversal de compartimento de carga de todas as aeronaves desse tipo no mundo.

 

Ele pode transportar duas asas do A350 XWB, o modelo anterior, Beluga ST, só tem capacidade para transportar uma. Com uma carga útil máxima de 51 toneladas, tem autonomia de 4.000 km.  A empresa indicou que a aeronave está disponível para companhias de frete como um meio para transporte de cargas de maiores dimensões, tendo um dos bagageiros de maior volume entre aviões civis ou militares atualmente.

 

 

 

 

Compartilhar esta Matéria

Deixe um comentário