O “ avião Baleia”, avião cargueiro Airbus, pousou no Aeroporto de Fortaleza (CE), por volta das 15h25 – horário de Brasília. A aeronave está transportando o helicóptero ACH 160.
Essa é a primeira vez que ele pousa na América Latina, fato que atraiu centenas de pessoas que registraram a chegada do gigante pelos céus de Fortaleza.
Pelas redes sociais diversas postagens mostram o momento em que o avião chega no aeroporto da capital nordestina.
veja a desenvoltura a Maquina.
Avião baleia… grande e grosso! 😏 #BELUGA #Avião pic.twitter.com/PK5dUctUn1
— David Sena (@davidsena) July 24, 2022
Mas o “Baleia Beluga” se atrasou. Apesar de pousar minutos antes da previsão (16h), a chegada dele estava prevista para 13h deste domingo (24), e segundo a administradora do aeroporto de Fortaleza (CE), a demora foi ocasionada por uma tempestade no aeroporto de Dakar, no Senegal
A programação já vem sendo afetada desde o sábado (23), data que o “Baleia” deveria chegar, às 16h10. Em seguida, ele seguiria para o Aeroporto de Viracopos, em Campinas (SP)
Ele voltaria novamente para Fortaleza (CE) na segunda-feira (25) e consequentemente para o aeroporto de Dakar, na terça-feira (26), às 12h30.
Uma potência nos céus
O avião foi criado para substituir o primeiro Beluga, o Airbus A300-600ST, que está em operação desde 1995.
Sua missão é transportar componentes de aeronaves da Airbus entre locais de produção na Europa e linhas de montagem finais da empresa em Toulouse, na França, Hamburgo, na Alemanha, e Tianjin, na China.
Com 63 metros de comprimento e 8 metros de largura, o Beluga XL possui a maior seção transversal de compartimento de carga de todas as aeronaves desse tipo no mundo.
Ele pode transportar duas asas do A350 XWB, o modelo anterior, Beluga ST, só tem capacidade para transportar uma. Com uma carga útil máxima de 51 toneladas, tem autonomia de 4.000 km. A empresa indicou que a aeronave está disponível para companhias de frete como um meio para transporte de cargas de maiores dimensões, tendo um dos bagageiros de maior volume entre aviões civis ou militares atualmente.